Rua Manoel Bento da Cruz, 13-45    (14) 99748-7006    sindcop@sindcop.org.br
     
SINDICATO DOS POLICIAIS PENAIS E TRABALHADORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA
Visitantes e acompanhantes de internados devem apresentar comprovante de vacinação no HSPE
Nas unidades prisionais os servidores tiveram que apresentar comprovante de vacinação por determinação do governador. Em relação aos visitantes, SAP diz à reportagem do Sindcop que, por enquanto, as normas continuam as mesmas publicadas no ano passado.

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

 

Em reforço às ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, a partir desta quarta-feira (12) o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) irá solicitar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, dos visitantes e acompanhantes dos pacientes internados no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O comprovante pode ser o documento físico ou digital e deve conter o esquema completo de imunização. Conforme o Iamspe, "na impossibilidade da apresentação do comprovante de vacinação, o acesso de acompanhantes de pacientes internados será liberado mediante resultado de teste de PCR negativo com 72 horas de validade". Os demais pacientes não precisam apresentar o comprovante de vacinação para entrar no ambulatório, farmácia, laboratório, pronto-socorro e outros locais do HSPE.

De acordo com o Iamspe, os pacientes com cirurgia programada, devem fazer o PCR com antecedência, por exigência pré-cirúrgica. O resultado deve ser apresentado no ato da internação.

 

Carteirinha digital

Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados, desde 17 de setembro do ano passado, a entrada de usuários do Iamspe no ambulatório do HSPE deve ser feita com a nova carteirinha digital, com QR Code.

Todos os usuários do Iamspe deverão se cadastrar com senha individual. O código identifica o usuário e libera o acesso aos serviços oferecidos pelo Iamspe.

De acordo com o Iamspe, assim que o usuário passar a código na catraca, automaticamente o sistema abrirá a ficha de atendimento e o paciente poderá subir e aguardar ser chamado na sala de espera.

A reportagem do Sindcop entrou em contato com o Iamspe em busca de informações sobre as mudanças. Em resposta, o instituto confirmou as alterações em decorrência da implementação da lei e “que iniciou mudanças de acesso à carteirinha Iamspe, bem como no Ambulatório HSPE”.

Conforme o Iamspe, a senha pode ser gerada por meio do site www.iamspe.sp.gov.br ou pelo smartphone no aplicativo Iamspe GTI, disponíveis nas versões Android e iOS. “O Instituto reforça ainda que as mudanças vêm ocorrendo em etapas com atualizações constantes e estão sendo comunicadas por meio do site do Iamspe”, aponta nota enviada à reportagem. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento Telefônico do Iamspe pelo número (11) 5583 7001, de segunda a sexta, das 7h às 19h, ou envie um e-mail para cadastro@iamspe.sp.gov.br.

 

Nas unidades prisionais, servidor público deve comprovar vacinação contra Covid-19

Os servidores públicos estaduais deverão apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19. É o que determinou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por meio de decreto publicado no último dia 4 no Diário Oficial do Estado.

Segundo a publicação, cerca de 570 mil profissionais em órgão de administração direta e indireta de São Paulo tinham até o último dia 9 para a comprovação junto aos órgãos de recursos humanos, por meio eletrônico. Segundo a publicação, transcorrido o prazo, o órgão setorial de recursos humanos adotará providências para a apuração de eventual responsabilidade disciplinar.

 

SAP diz que restrições a visitantes continuam as mesmas por enquanto

A reportagem do Sindcop manteve contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para confirmar as normas de restrição em relação aos visitantes das unidades prisionais.

Por telefone, a assessora de imprensa da SAP, Mariana Borges, disse que, por enquanto, as normas continuam as mesmas publicadas no ano passado. Disse ainda que, como se trata de uma pandemia, a qualquer momento pode ocorrer alterações, mas que todos serão comunicados em tempo.

Conforme normas publicadas pela SAP, a restrição é de apenas uma pessoa por preso, a visita deve estar cadastrada no rol de visitas e ser maior de 18 anos. Visitantes com 60 anos ou mais, ou ainda integrantes de grupo de risco, somente poderão entrar se apresentarem comprovante de vacinação para Covid-19.

Contato
Rua Manoel Bento da Cruz, 13-45
(14) 99748-7006
sindcop@sindcop.org.br
© 2022 - Sindcop - Todos os Direitos Reservados.